Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Enfiando O Pé Na Jaca III


Black Friday é irresistível, no tocante a livros. Todos os anos, faço promessas de joelhos a mim mesmo, não vou comprar nada! Tantas promessas feitas, tantas desobedecidas. O que me acalenta é que não estou sozinho, todas as booktubers que conheço também pisam na jaca. Eis o que aconteceu nesta última “breque fraidi” tupiniquim:

Resultado de imagem para livro crime e castigoCrime e Castigo, de Dostoiévski

Há muito tempo desejava comprar este livro. Conta com uma primorosa tradução direta do russo, de Paulo Bezerra. Ele é um dos nossos três “russos”, junto de Bóris Schnaiderman e Paulo de Figueiredo. Tenho traduções antigas, feitas de segunda mão, vindas a nós de traduções intermediárias do francês. Acontece que as traduções francesas antigas terminaram por mexer muito nos textos de Dostoiévski. Será uma outra aventura ler esta tradução da Editora 34 (que, diga-se de passagem, faz um belo trabalho com a sua coleção Leste Europeu).
Resultado de imagem para livro cem anos de solidãoCem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez

Esta edição está um luxo. Bela capa, texto integral em bom papel e boa diagramação. Finalmente, pretendo entrar em contato com a família Buendía e a cidade onde habitam, Macondo. Gabo – como  Gabriel Garcia Márquez é conhecido – escreveu um clássico moderno. Este exemplar conta ainda com textos de apoio muito proveitosos. Simplesmente, irresistível!
Rua do Odéon, de Adrienne Monnier

Este é um livro que conta um pouco da famosa livraria da Rua do Odéon, La Maison des Amis des Livres, de propriedade de Adrienne Monnier, em Paris. Por ela passaram figuras como Ernest Hemingway, André Gide, James Joyce. E, ainda, Adrienne conheceu outra famosa livreira, a americana Sylvia Beach, fundadora da Shakespeare and Company, cujo endereço original era também na Rua do Odéon. Adrienne nos fornece um retrato intelectual da Paris de um período fascinante.
Resultado de imagem para livro historias da gente brasileiraHistórias da Gente Brasileira, em três volumes, de Mary del Priore

A autora dispensa apresentação. Mary del Priore era professora universitária, com doutorado e tudo. Resolveu deixar a carreira acadêmica para escrever livros de história do Brasil em que a leveza textual, apoiada muitas vezes numa narrativa cativante é a tônica. Um trabalho maravilhoso, aliado a uma pesquisa primorosa.
O Evangelho de Maria Madalena, de José Lázaro Boberg

Boberg estuda o evangelho apócrifo de Maria de Magdala (ou Maria Madalena), baseado em textos antigos encontrados em Nag Hamadi. O livro promete ser muitíssimo interessante, oferecendo-nos uma visão diferente sobre a personagem centro de interpretações que acabaram se solidificando com o tempo, como a de que ela era uma meretriz. Boberg nos propõe uma revisão destas interpretações à luz de novos textos descobertos mais recentemente.
Resultado de imagem para livro socialismo e espiritismoSocialismo e Espiritismo, de Léon Denis

Livro polêmico até hoje, escrito por Léon Denis. Trata-se de uma compilação de textos originalmente publicados na Revista Espírita dirigida por Allan Kardec, que circulou na França por doze anos seguidos. Léon Denis, dizem, era um orador poderoso e muito preparado. A polêmica acontece pela aproximação do socialismo com o espiritismo.


Nenhum comentário: