Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Blog Em Perspectiva


Este blog foi criado em 2007, como parte de um projeto de aplicação tecnológica à educação. Como professor, estava terminando um curso presencial sobre este tipo de intervenção com fins educativos e a ferramenta começou a ser usada sem muita pretensão. Funcionou como, por exemplo, um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

À medida que aprendia os rudimentos da tecnologia, vislumbrei as possibilidades de usá-la a meu próprio benefício. Ainda não tinha um direcionamento, postava alguns tópicos gramaticais, dificuldades da língua portuguesa, esporadicamente. Não era bem aquilo que gostaria de fazer.

Se você, leitor, se der o trabalho de ver as postagens iniciais, perceberá a completa falta de foco inicial; em 2007, houve apenas duas postagens, nada sobre livros. 2008 se iniciou e foram acrescentadas mais três entradas, sobre assuntos diversos; em 2009, apenas uma publicação, sobre a área de educação. Em 2010, três postagens e em 2011, apenas uma. Era o momento de definição.

A clareza sobre os meus propósitos veio em 2012, com um salto de trinta e duas postagens no blog. Havia encontrado o que mais gostaria de fazer: resenhar livros. Sempre gostei de ler e, num determinado momento, me perguntei: por que não unir minha paixão a uma utilidade? Por que não compartilhar o que lia com um público maior?

Foram, até o apagar das luzes desse 2015, nada menos que 63 livros. Nada mal, para quem passou tanto tempo sem um foco preciso. Achar o devido tom das resenhas foi outro aprendizado, mas desde início não desejava algo muito técnico, com uma linguagem acadêmica.

Bom, mas o que almejo mesmo nesta pequena retrospectiva, é elaborar uma lista dos melhores livros resenhados aqui no blog. É pessoal, polêmica como qualquer seleção em qualquer área. Sempre haverá pessoas que elegerão outras obras, escolherão outros autores. Mas todos nós temos uma quedinha por listas. Então, aí vai.

Os 12 melhores livros já resenhados neste blog:
  1. As Intermitências da Morte, de José Saramago    
  2. Educação, Escola, Docência, de Mario Sérgio Cortella
  3. A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe
  4.   A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zuzak
  5.    O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa
  6.    Stoner, de John Williams
  7.    A Elegância do Ouriço, de Muriel Barberi
  8.    A Biblioteca À Noite, de Alberto Manguel
  9.    Arroz de Palma, de Francisco Azevedo
  10.  Trem Noturno Para Lisboa, de Pascal Mercier
  11.  Holocausto Brasileiro, de Paula Arbex
  12.  Onde Andará Dulce Veiga, de Caio Fernando Abreu



Nenhum comentário: