Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

quinta-feira, 3 de março de 2016

TAG Experiências Literárias

Os mais experientes, como eu, devem se lembrar do antigo Clube do Livro, nos anos oitenta. O assinante recebia uma revista, com informações sobre os vários livros editados pelo próprio Clube. Foi um sucesso; tenho, em minhas prateleiras, várias edições, encadernadas e bem cuidadas. A obrigação do assinante era fazer um pedido a certos intervalos de tempo, para se manter como membro-assinante.

Resultado de imagem para TAG Experiências literáriasAgora surge outro clube com proposta semelhante, até certo ponto: a TAG Experiências Literárias. Idealizada por três jovens e mantendo o sistema de assinatura (que pode se encerrar a qualquer tempo), a ideia vem ganhando adeptos, entre os quais eu me incluo.

Funciona assim: você se inscreve, pagando uma mensalidade e passa a receber um livro por mês. Aqui se encerram as semelhanças com outros clubes do tipo. As caixas que contém as obras são exclusivas da TAG; dentro delas, sempre haverá algumas surpresas, pois o livro enviado permanece um “mistério” até que você o receba. O nome não é divulgado com antecedência.

— Mas, aí, como é que faço, se já tiver lido o livro?

Não tem problema. Você pode pedir para que ele seja trocado. Gosto dessa surpresa, é como quando a gente ganha um presente. Até abri-lo, não se sabe o que é. E tem mais: junto, vem uma revista exclusiva, em que podemos aumentar o conhecimento sobre a obra abordada, sobre o autor, a contextualização e sobre o curador.

— Curador, como assim? – pergunta você.

Para cada mês, há um curador, que é como o pessoal da TAG chama a personalidade convidada a indicar um livro considerado importante. Isso garante, com certeza, uma variedade de títulos e de gêneros. Os dois livros que eu já recebi (me filiei no final de dezembro de 2015) são de autores meio fora da minha zona de referência do momento. Entretanto, penso ser isto interessantíssimo, pois passo a ter a oportunidade de ler alguém agora, a quem, de outro modo, possivelmente não teria acesso.

Dentro da caixinha vem um mimo mensal. Esse mimo varia bastante, pode ser uma mini-garrafa de vodka, um bloquinho e lápis personalizados, um sachê de café. Ele está ligado intimamente ao livro enviado. Um marcador de páginas, igualmente personalizado, acompanha a obra.


Por tudo isso, recomendo a TAG Experiências Literárias. É um jeito gostoso de se ter contato com livros. E a empresa vem tentando chegar mais perto do seu público, fazendo uma espécie de pós-atendimento: acabaram de criar um canal no YouTube, no qual podemos obter mais informações sobre os trabalhos literários recebidos, participar da lista de discussão.

Nenhum comentário: