Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mais uma coleção recomendável

Brinda-nos a Folha de São Paulo com mais uma coleção para cinéfilos de carteirinha: “Grandes Astros do Cinema”. Serão 25 livros-DVDs, organizados por atores-referência. Os textos que acompanham os filmes dão boas informações, não nos esquecendo do público-alvo na mira da Folha: o público em geral. Assim, não espere biografias completas ou análises profundas das atuações dos diversos atores e atrizes postos em cena.

Desfilarão Cary Grant, em Levada da Breca; Ava Gardner, Os Amores de Pandora; Marlon Brando, Vidas em Fuga; Humphrey Bogart, Uma Aventura na África; Ingrid Berman, Stromboli; Clark Gable, Aconteceu Naquela Noite; Marilyn Monroe, Como Agarrar Um Milionário; Rita Hayworth, Gilda; Gregory Peck, Duelo Ao Sol; Marcello Mastroianni, O Assassino; Alain Delon, A Piscina; Katharine Hepburn, Quando O Coração Floresce; Audrey Hepburn, Um Caminho Para Dois; Marlene Dietrich, O Anjo Azul; Rock Hudson, Tudo O Que O Céu Permite; John Wayne, No Tempo das Diligências; Paul Newman, O Mercador de Almas; Jeanne Moreau, Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois; Fred Astaire, O Picolino; Sophia Loren, Ontem, Hoje e Amanhã; Bette Davis, Escravos do Desejo; Catherine Deneuve, Pele de Asno; Brigitte Bardot, E Deus Criou A Mulher; Burt Lancaster, Entre Deus e O Pecado e, finalmente, Romy Schneider, em Sissi. Uma seleção de peso, como se depreende.

Os textos, com pequena biografia, filmografia, resenha do filme abordado, ficha técnica, elenco e comentários são assinados por Cássio Starling Carlos, crítico, professor, pesquisador e curador, autor de “Em Tempo Real”, consultor editorial da Coleção Folha Clássicos do Cinema e organizador e editor das coleções Folha Clássicos do Cinema Europeu, Folha Charles Chaplin e Folha Grandes Livros no Cinema.

Pedro Maciel Guimarães, que também assina os textos, é crítico, professor, pesquisador, curador e programador de festivais, doutor em cinema pela Sorbonne Nouvelle – Paris 3, autor de “Créer Ensemble – La Poétique de la Collaboration dans le Cinéma de Manoel de Oliveira”. Autor de textos nas coleções Folha Cine Europeu, Folha Charles Chaplin e Folha Grandes Livros no Cinema.

Postar um comentário