Um blogue de quem gosta de ler, para quem gosta de ler.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pesquisa revela índice de leitores no Brasil

Foi realizada, em 2007, pesquisa promovida pela Instituto Pró-Livro, sobre como anda a formação de leitores no nosso país. A boa notícia é que, num país onde tradicionalmente se lê muito pouco, os índices estão melhorando. Muito embora a média de 4,7 livros por habitante/ano não levem ninguém ao entusiasmo, mostra o esforço de políticas públicas e, sobretudo, das escolas.
De acordo com os dados divulgados, 3,4 de leitores apurados, em média, referiram-se à escola como elemento incentivador da leitura. Apenas 1,3 dos leitores analisados diz ler por iniciativa própria (sem indicação da escola).
Ainda mais: as mulheres são mais leitoras em relação aos homens. Elas são 55% da média encontrada.
Em primeiro lugar, o livro mais lido pelo público brasileiro é a Bíblia (nenhuma surpresa); o segundo, "O Sítio do Picapau Amarelo" (esse sim, uma surpresa). No campo dos autores mais lidos, pela ordem publicada: Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis.
Tal quadro, embora não configure algo de se entusiasmar, mostra um inequívoco trabalho positivo das escolas na formação de leitores. Num país que lê tão pouco é papel fundamental das escolas, de quaisquer níveis, facilitar e incentivar a leitura.
Postar um comentário