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Título:
A Intrusa Autora:
Júlia Lopes de Almeida Editora:
Pincipis Copyright:
2019 ISBN:
978-85-380-9217-9 Gênero
literário: romance Origem:
literatura brasileira |
Júlia Valentim da
Silveira Lopes de Almeida nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1862. Filha do
médico de nome Valentim José da Silveira Lopes, o qual se tornou, mais tarde, Visconde
de São Valentim. Sua mãe era Adelina Pereira Lopes. Portugueses emigrados para
o Brasil, foram morar em Campinas, São Paulo. Lá, Júlia Lopes publicou seus
primeiros textos no jornal Gazeta de Campinas. Na época, literatura não era
vista como algo que uma mulher séria pudesse fazer; numa entrevista a João do Rio,
ela até confessara adorar fazer versos, mas isto ela o fazia às escondidas.
No ano de 1886, Júlia foi viver em Lisboa. Em 1887, ela se casou com o também poeta Filinto de
Almeida. O marido era diretor da revista A Semana Ilustrada e ela passou
a ser colaboradora assídua desta publicação. A escritora participou também da criação
da Academia Brasileira de Letras – ABL.
Como era vetada a
composição do quadro de escritores com mulheres na ABL, Júlia não foi indicada.
Em seu lugar, o marido Filinto de Almeida foi homenageado. Posteriormente, ele
teria reconhecido ser a esposa a verdadeira merecedora da cadeira ocupada por
ele. Júlia faleceu em 30/05/1934, aos 71 anos de idade, no Rio de Janeiro.
Sua vasta obra
compõe-se, entre outras publicações: A Família Medeiros, 1892; Memórias
de Marta, 1899; A Viúva Simões, 1897; A Falência; A
Intrusa, 1908; Cruel Amor, 1911; A Silveirinha, A
Casa Verde (com Filinto de Almeida); Pássaro Tonto, 1934; O Funil
do Diabo (Novelas e contos), Traços e Iluminuras, 1887; Ânsia
Eterna, 1903; A Isca (quatro novelas), 1922; A caolha.
Este A Intrusa
é de 1908. Estamos vivendo, nesta época, com o declínio da monarquia no Brasil,
a chamada República Velha. Uma mudança de regime nada popular, com forte crise
econômica. O apoio à instauração desta mudança veio das classes mais abastadas,
que viam nela uma maneira de recuperar os prejuízos advindos da abolição da
escravatura.
O primeiro
capítulo vai introduzir alguns dos personagens importantes para a história:
“Por essa feia noite de chuva, conversavam em casa do advogado Argemiro Cláudio, no Cosme Velho, o seu grande amigo padre Assunção, o deputado Armindo Teles e o Adolfo Caldas, homem de quarenta anos, sem profissão determinada, mas muito bem aceito nas rodas políticas e literárias, que frequentava assiduamente.
Tinham jantado tarde, fumavam agora na biblioteca de Argemiro, sentados à mesa do pôquer.
Menos por virtude que por cansaço, padre Assunção não quisera tomar parte no jogo e andava pela sala sacudindo o pano da batina a cada impulso de suas largas passadas. Era alto, magro, anguloso, de uma cor pálida; e nas suas feições acentuadas, em que melhor condiria o sarcasmo, havia uma tal expressão de candura, que Adolfo Caldas costumava dizer:
— O riso do Assunção cheira a rosas brancas.
O dr. Argemiro, advogado, conforme rezavam os diários do Rio, dos mais distintos do nosso foro, jogava por jogar, sem vivo interesse, só para pretexto de chamar os amigos à sua casa de viúvo e de lhe dar uma palpitação de alma que lhe ia faltando...” (página 8)
Aqui temos
algumas informações para a leitura deste livro. O dr. Argemiro Cláudio é um
advogado bem-posto socialmente, pois a boa casa é dele; temos, também o padre
Assunção, bondoso e dono de senso crítico.
A esposa do dr.
Argemiro faleceu. O viúvo tem uma filha, Maria da Glória, criada pelos avós, já
idosos. O padre Assunção tem verdadeira adoração pela menina e visita a
propriedade rural dos responsáveis por Glória com alguma frequência.
Entretanto,
Argemiro começa a sentir falta da filha consigo. Para tanto, ele precisa de
alguém que tome conta da menina e da casa:
“— Preciso de uma mulher em casa, que não seja boçal como uma criada, mas que não tenha pretensões a outra coisa. Saberei indicar-lhe o seu lugar. Nem quero vê-la, mas sentir-lhe apenas a influência na casa. É a minha primeira condição.” (página 15)
Dentro deste
contexto de regras sociais mais rígidas, como acontece neste início do século XX, o
que Argemiro pretende não deixará de suscitar comentários maldosos. Entretanto,
ele está disposto a concretizar suas ideias. O negro Feliciano, serviçal em sua
casa, não o contenta; as coisas permanecem desarrumadas, os móveis cheios de pó
e ainda, ele gasta mais do que o necessário, refestelando-se com compras para
ele mesmo.
O dono da casa põe, então, um
aviso no jornal e a única candidata para o cargo é dona Alice:
“O advogado levantou os olhos e viu entrar na sala uma figura meio encolhida, que lhe pareceu ter um ombro mais alto que o outro e cujas feições não viu, porque vinham cobertas com um véu bordado e ficavam contra a claridade.” (página 18)
Entendidos quanto
às características do cargo, inclusive quanto à de não se verem, o contrato de
trabalho é assinado. Ele poderá, agora, trazer sua filha Glória para conviver
com ele pelo menos alguns dias.
Em conversa com
sua sogra, mãe de sua esposa falecida, Argemiro aprendera a chamá-la de mamãe. O narrador do livro traça o perfil desta senhora, sem evitar alguns traços
caricaturais:
“A baronesa era uma senhora gorda, alta, de lindos olhos negros e cabelos completamente brancos. Tinha as faces flácidas, a carne do pescoço descaídas, a boca larga, a testa curta e ainda roubada pela espessura das sobrancelhas escuras. Cosia sentada em uma cadeira de balanço, ao lado de uma mesa redonda, coberta de um pano escuro e onde floriam em um vaso, um ramo de crisântemos pálidos.” (página 35)
Toda esta
caracterização tem razão de ser. Bons romancistas utilizam particularidades de
um personagem quando a ele vão, palavras à frente, contrapor outras
características. Por isso, a baronesa – mulher de um tempo que vai passando,
abrindo espaço para outras propostas sociais – responde às ideias de Argemiro:
“— Não é razão. A mulher hoje precisa ser instruída, solidamente instruída, mamãe, e eu quero, eu exijo que minha filha o seja.
— Está direito, mas sempre quero saber se o sacrifício do estudo tem compensações verdadeiras! Andar atrás de uma pobre criança o dia inteiro, fazendo-a conjugar verbos e compor e recompor orações gramaticais, atirando-lhe para dentro da cabeça nomes de terras e complicações matemáticas; curvar-lhe a espinha em cima de mapas e linhas geométricas, cansar-lhe a vista antes do empo, roubando-lhe a liberdade que dá saúde, alegria e ousadia, olhem que não me parece obra de amor nem de caridade! Eu, cá por mim, confesso: fujo da sala de estudo quando vejo meu marido chamar a neta para a lição...” (página 37)
Esta baronesa é,
portanto, não só o símbolo de uma época em decadência; é uma mulher
acomodada ao papel de que a investiram o consórcio com um homem de posses, o
título de nobreza (estes títulos nobiliárquicos muitas vezes eram vendidos) e
não deseja mudanças.
Claro está, a
baronesa – vigilante desde sempre da promessa do genro, em manter-se sem amar
outra, feita no leito de morte da filha – não vê com bons olhos a contratação de uma
governanta jovem, solteira, que vá viver em casa dele... uma indecência e um
perigo! Juntam-se a isto os ciúmes, pois sua querida neta Maria da Glória teria
contato com outra mulher, além dela: dona Alice poderá ganhar o coração da
menina.
Argemiro,
entretanto, vive atrelado às recordações da sua querida morta:
“Sentou-se ao lado de uma mesa a ler um jornal, mas a folha descaiu-lhe das mãos e ele pôs-se a olhar para um retrato da mulher, suspenso em um cavaletezinho de prata fosca. A saudade da sua morta revivia todas as vezes que vinha ver a filha; sentia-lhe a falta então, poderosamente. Se ela vivesse! Ah, se ela vivesse correria tudo suavemente!
Argemiro levantou o retrato e contemplou-o de perto. Quantas vezes beijara aquela fronte larga e pálida, emoldurada por cabelos loiros, que tão se adivinhavam na fotografia! Que pena não ter Glória herdado a finura daquelas feições, tão bem delineadas, tão puras, nem a doçura daquele caráter, que só o ciúme conseguia agitar. Pobre ciumenta, quantas torturas inventava para seu martírio! Que imaginação a dela para criar fantasmas de amores...” (página 43)
Mancomunada com o
negro Feliciano, que via suas regalias diminuírem dia a dia, a baronesa
influencia negativamente as impressões da neta, para que ela resista à tal
governanta, aquela intrusa.
Não poderia dizer
muita coisa mais, no tocante ao enredo, sem prejudicar a leitura deste romance.
O leitor já terá deduzido que a vilã desta história será a baronesa. Se prestou
atenção à figura do padre Assunção, suspeitará que ele terá um papel mediador
no conflito armado. E terá razão. Mas nem tudo pode um religioso que, a
custo de mediar tanta confissão dentro da igreja, termina por conhecer tão bem
a alma humana e seus amores...
E, a respeito
deste personagem de batina, o narrador nos conta alguma coisa:
“Padre Assunção morava para os lados da Lapa, numa casa encravada no morro de Santa Teresa, velha e esguia como uma torre, com frente de dois andares para uma rua tranquila e fundos rentes a um jardinzinho bem-cultivado.
Entre o habitante e a habitação havia certas analogias de forma e de caráter. Tinham ambos a silhueta fina e o aspecto melancólico e fatigado. E se as paredes grossas, da velha construção, davam a ideia da firmeza que o vulto ossudo do padre sugeria, as rosas brancas entrelaçadas junto ao telhado, no jardim do morro, fariam lembrar a doçura dos seus sentimentos impregnados de lealdade...” (página 159)
Muito
interessante a passagem acima, não, meu caro leitor? Por que a autora se
incomodaria em tão bem caracterizar este personagem coadjuvante, se ele não tivesse
importância? Seria um mau romance, perdendo tempo em polir um padre Assunção
sem maiores funções dentro da trama.
O meu caro leitor
não se engana. Ele terá, sim, sua função. Na verdade, será fundamental para o
desenlace do romance. E mais, guardará, ele mesmo, um segredo cuja revelação só
se fará ao final.
Há finais
fechados – os preferidos do grande público – em que todas as pontas são
amarradas e tudo é explicado; há finais abertos – sempre com risco de
desagradar leitores comuns – onde nem todas as pontas são atadas e cada um pode
concluir pela sua escolha, dentro do que a história permitir. Há, enfim, os
finais sugeridos – esses mais característicos, acredito, de certos livros de
suspense – em que, igualmente, nem todas as pontas se amarram, cria-se uma tensão, mas exige-se que o leitor feche a última ponta solta, mas visível.
Pistas são
fornecidas durante a história. O leitor atento, então, vai juntando-as em sua
cabeça e, ao final, tem um sorriso malicioso: não disse que terminaria assim?
Então, vem a astúcia de uma autora e lhe tira o sabor da vitória. Esticou o suspense, mas
não afirma a solução. Apenas deixa-a entrever, a autora, por sua vez, com o tal
sorriso malicioso: deixo-te a pensar; não te digo tudo, decifra-me ou te
devoro...
A Intrusa.
Neste friozinho que se apossou de Belo Horizonte, foi um prazer. E, ainda,
Júlia Lopes de Almeida tem como marca estilística longas frases subordinadas.
Hoje, já não se usam mais assim. Longos trechos com frases subordinadas exigem
um domínio alto na expressão do pensamento, na construção das frases, para não
se perder a coerência. Júlia faz isto com tranquilo domínio. Daí, algo de que
gosto: pontos-e-vírgulas cirúrgicos.
Não deixe de o ler, meu caro, este A Intrusa. Não compreendo porque ficou ele tanto tempo sem reedição.
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