Título original: Good Morning, Midnight
Título em português: O Céu da
Meia-Noite
Autora: Lily Brooks-Dalton
Tradutora: Ana Guadalupe
Editora: Morro Branco/TAG
Copyright: 2016
ISBN: 978-65-86015-10-2
Gênero literário: Romance (Ficção
Científica)
Origem: Literatura americana
A experiência de ler O Céu da
Meia-Noite é intensa. Já vou avisando, principalmente aos fãs da ficção
científica: não esperem um livro convencional, dentro do costumeiro deste
gênero literário. Por conta disto, muitos poderão não gostar dele; a própria autora,
Lily Brooks-Dalton, declara ter um gosto pelos filmes sci-fi “diferentes”. Um de
seus personagens cita A Mão Esquerda da Escuridão, de Úrsula K. Le Guin.
Antes, propriamente, de entrar
nas considerações sobre o livro, talvez seja útil partir do que julgo ter sido
o projeto narrativo da escritora. Pode-se depreendê-lo da história contada. Partindo-se
do pressuposto de que um bom escritor deve ter tanto domínio quanto possível
sobre a obra que escreve, não será tão difícil a tarefa.
Não é uma ficção científica de
ação. Na verdade, o enredo não conta com viradas rocambolescas; ao contrário, quase
não há surpresas emocionantes. Um romance assim aposta em outros elementos. De
fato, este livro pertence às análises psicológicas de personagens. Carrega na
revelação intimista. Tem ritmo lento, por este motivo.
Há dois núcleos narrativos: o
primeiro, com o cientista Augustine, último representante da humanidade na
Terra pós-apocalipse. Vive retirado numa estação de estudos no Círculo Ártico. O
segundo núcleo nos dá a conhecer o que acontece a bordo da nave espacial Aether.
Ela está voltando à Terra, após uma série de estudos nas luas de Júpiter.
O planejamento de O Céu da
Meia-Noite propõe uma narrativa intimista, com já disse. Não há cargueiros
espaciais, naves estelares em guerra, pirataria espacial ou coisas do gênero. A
autora, de posse de uma pesquisa rigorosa e bem-montada, fala-nos da psique dos
seres humanos. Transparece de maneira contundente a solidão dos personagens, a
perda sofrida por todos eles, suas escolhas e suas consequências. Só por isto,
caro leitor, você já perceberá tratar-se de uma obra fora dos padrões do gênero
literário a que se filia.
A introdução marca, pela precisa
descrição da paisagem, a solidão do primeiro personagem que aparece, o cientista
Augustine:
“Quando o sol enfim retornou ao Círculo Ártico e manchou o céu cinza com riscos de um cor-de-rosa incandescente, Augustine estava lá fora, esperando. Ele não sentia a luz solar no rosto havia meses. O brilho róseo se derramou sobre o horizonte e se infiltrou no azul gélido da tundra, projetando sombras anil pela neve. A alvorada subiu como um muro de fogo implacável, o cor-de-rosa delicado ganhando a profundidade do laranja, consumindo as grossas camadas de nuvem uma a uma até que o céu inteiro começasse a arder. Ele se deixou banhar por aquele brilho suave, sentindo a pele formigar.
Não era comum que o céu ficasse encoberto assim durante a primavera. O local do observatório havia sido escolhido por seu tempo limpo, pela atmosfera polar fina e pela elevação da Cordilheira Ártica. Augie se afastou dos degraus de concreto e seguiu pela passagem entalhada na encosta íngreme da montanha – descendo até as instalações anexas que ficavam aglomeradas contra o declive da montanha, depois as ultrapassando.” (página 13)
Uma brancura total até onde a
vista alcança, de qualquer ângulo que se veja. Augustine é um homem idoso, bastante
turrão. Recusara deixar a Terra com a última leva de pessoas a abandonar o
planeta. Sozinho com seus fantasmas, ficamos sabendo que ele fez a opção por
uma carreira exitosa de cientista, abandonando a mulher que supostamente amava
e deixando-lhe claro que não pretendia ser pai.
Isto não o impede de ter contato
com Iris, uma menina que, por alguma forma, fora deixada na Terra e, por algum
motivo misterioso até este ponto da narrativa, está escondida nas dependências
do observatório. Ela não fala muito, mas depende dele e evidencia o extremo mal
jeito dele com relações interpessoais. Augie se dedica ao trabalho e à
tentativa de entrar em contato com outros seres humanos. A resposta aos seus
sinais eletromagnéticos é sempre o silêncio. Mesmo os contatos com a nave
espacial que se aproxima da Terra é difícil: os outros meios mais modernos estão
obsoletos e o que lhe resta é o rádio.
E o rádio tem alcance limitado e,
quando a Terra gira em sua órbita, interpondo-se entre o local em que Augie
está e a nave, de nome Aether, as comunicações se emudecem e só resta
estática e chiados.
A bordo da Aether
estão Sully, Devi, Thebes, Ivanov, Harper e Tal. Retornam à Terra, após fazerem
várias prospecções em Io, Ganimedes, Calisto e Europa – luas de Júpiter:
“O relógio de Sully mostrava 0700 GT – quatro horas à frente de Houston, quatro horas atrás de Moscou. O tempo não significa quase nada no espaço profundo, mas ela se obrigou a acordar mesmo assim. O regime que o Controle da Missão havia prescrito para a tripulação da nave espacial Aether era preciso e detalhado, e, embora o Controle não estivesse mais disponível para administrá-lo, os astronautas continuavam seguindo a maioria das recomendações. Sully levou a mão à única fotografia afixada à parede de estofado macio do compartimento em que dormia, um hábito, e se ajeitou, sentando-se na cama. Passando os dedos pelos cabelos escuros, que não eram cortados desde que a jornada começara, um ano atrás, ela começou a fazer uma trança, ainda pensando no sonho agradável que acabara de ter.” (página 35, capítulo dois)
Comum a todos estes personagens,
tanto Augustine quanto a tripulação da nave, todos relatam perdas, escolhas
difíceis e sofridas para assumirem suas carreiras; profissionais altamente
especializados, perpassados por uma aguda solidão.
Na Terra, Augie, por escolha própria,
resolvera ficar em seu posto; na Aether, mergulhada no frio e no vazio
do espaço profundo, os seis tripulantes, também por escolha própria, optaram
por uma viagem longa e monótona:
“Em seu tempo designado para a recreação, Sully e Harper geralmente jogavam baralho. Para ela, era cansativo sentir todo o peso de seu corpo depois de passar o dia inteiro flutuando na cabine de comunicações, mas era importante continuar aclimatada. Os efeitos da gravidade não eram de todo maus. As cartas ficavam sobre a mesa, a comida ficava no prato e o lápis, atrás de sua orelha, ela quase conseguia esquecer o vazio lá de fora, os milhões de bilhões de anos-luz de espaço inexplorado que os cercava. Quase conseguia fingir que estava novamente na Terra, a poucos passos do chão e das árvores e de um toldo azul de céu. Quase.” (página 46)
A consequência massacrante de
lidar com o vazio, com a solidão escolhida ou autoimposta é a perda da
própria identidade. A tese que, sutilmente, é defendida na narrativa é que
nossas relações com os outros, em sociedade, nos ajuda a perceber quem somos. Em decorrência desta ideia, nossas percepções são construções coletivas. Percebo-me,
porque percebo o outro. Construindo o outro, construo-me a mim mesmo, numa
espécie de jogo de espelhos.
Em uma obra extremamente introspectiva,
o narrador deste romance é impiedoso, arrancando de seus personagens analisados
constatações sob camadas de proteção, como transparece nestas duas passagens
abaixo.
Sobre Augustine:
“Observava naquelas mulheres emoções que ele mesmo nunca tinha sentido, testemunhando a dor que causara sem o mínimo lampejo de compaixão. Tentava se lembrar: será que havia amado sua mãe ou só a havia manipulado em nome do próprio conforto? Será que, mesmo naquela época, conduzia experimentos com ela para ver o que funcionava e o que não funcionava? Será que ele sempre tinha sido daquele jeito? O fato de essa possibilidade não chegar a perturbá-lo parecia tornar tudo ainda mais plausível.” (página 185)
Sobre Sully:
“Trabalhar era um alívio. Sully não queria fazer intervalos para não correr o risco de perder a concentração absoluta em que vinha mantendo seu pensamento confinado, mas estava tão exausta que a atenção lhe escapara. Thebes tinha trabalhado a seu lado na cabine de comunicações por boa parte da manhã. Eles não tinham falado nada sobre a caminhada espacial – não tinham falado sobre nada, que não fosse a tarefa daquele momento.” (página 216)
Algo que muitos leitores não
gostaram neste romance é que a autora, em momento algum, nos informa, nem por uma tênue pista, sobre o que teria acontecido ao planeta Terra. Todos se evadiram
dele, mas nem os tripulantes da Aether têm qualquer informação sobre o
que teria acontecido.
Não sigo a ideia de que esta é uma
falha da narrativa. Em duas passagens, a autora deixa claro ter sido esta uma
opção sua, fazendo seus personagens terem apenas suspeitas, desenvolvendo
raciocínios especulativos:
“— Melhor do que eu esperava. Esses postos de pesquisa têm um estoque impressionante. Não sei se foi guerra nuclear ou química ou sabe-se lá o quê, mas os efeitos aqui nesta região são imperceptíveis. A vida selvagem continua saudável, nenhum sinal de radiação. Câmbio.” (página 248)
“— Queria estar brincando – desse ele. – Pensem nisso. Se esse cara está tentando fazer contato por todo esse tempo e não conseguiu ouvir nadinha até agora... Sei lá, se alguma catástrofe aconteceu, quais seriam os lugares mais seguros... os lugares com menos radiação? Seriam os polos. Pois é. Exatamente onde ele está. É possível que ele seja a última pessoa viva.” (página 254)
Outro ponto anotado por alguns
leitores, como defeito, os personagens não são revoltados contra o que os
prende. São sem arrependimentos por suas opções que, afinal, se revelam
complicadas. Nenhum deles tenta mudar nada, impondo mudanças. Mas aí é que
está: não seremos, na maioria, como eles? Gastamos nossas vidas em trabalhos
que não nos retornam satisfação, fazemos coisas de que não gostamos. Daí,
talvez, nosso incômodo com personagens que não reagem.
O Céu da Meia-Noite é uma narrativa que me incomodou. Talvez, com a sensibilidade algo à flor da pele
por conta de um longo período de quarentena, nesta pandemia de Coronavírus, uma
imersão num livro sobre solidão tenha me afetado mais do que o previsto.
Uma ficção científica “diferentona”,
tem vários pontos de contato com 2001 – Uma Odisseia no Espaço, ou mesmo
Contato, baseado no livro de Carl Sagan. Aliás, isto é dito com todas as
palavras na entrevista da autora, na revista da TAG.
Uma experiência leitora deve valer a pena, de alguma forma. Esta valeu. Certamente, não é uma obra perfeita. Em várias passagens, apesar de estar consciente de ser proposta da autora, achei o ritmo narrativo um pouco lento. A trama também poderia ter sido melhor trabalhada; não há surpresas. Mesmo a revelação final – calma aí com o spoiler! – não é surpresa. Quem tem costume de ler não se surpreende. O maior valor da obra é propor-se a ser uma ficção científica diferente.
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